domingo, 25 de setembro de 2011

Viva o chocolate!!!!

Lendas urbanas sobre o chocolate estão desaparecendo. Investigações sérias com este manjar tem mostrado que o chocolate negro (os mais ricos em cacau), aumenta ainda mais os níveis de antioxidantes no sangue do que o chocolate ao leite, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Um artigo publicado no início deste ano na revista Nature fala sobre o papel protetor dos flavonóides (antioxidantes) do cacau e do chocolate negro contra doenças cardíacas e seu enorme poder para impedir a formação de placas arteroscleróticas (arterosclerose).
Uma pequena porção de chocolate negro  fornece ao corpo tantos flavonóides como  seis maçãs e mais de quatro xícaras de chá.  Os flavonóides ajudam a manter o coração saudável, proporcionam a boa circulação sanguínea e reduz a coagulação do sangue, uma causa comum de ataques cardíacos e derrames. Os flavonóides também estão presentes no vinho tinto, fazendo desta bebida uma grande aliada contra o infarto coronário.
Do ponto de vista nutricional, o chocolate contém uma pequena proporção de proteínas e carboidratos e é bastante rico em gordura, daí o perigo de comê-lo exageradamente. É também uma boa fonte de ferro, potássio e magnésio. Em pessoas sensíveis pode causar alergias, embora os números reais são muito menores do que eles dizem.
O chocolate não causa acne ou cárie dental. Problemas dentários surgem por várias razões, tais como uma higienização pobre e não pela ação do chocolate. Sabe-se que a acne vulgar não está relacionada com a ingestão de alimentos específicos.
Outra questão importante é se o chocolate engorda ou não. Segundo a Associação Americana para o Avanço da Ciência, o chocolate consumido com moderação em seu estado puro não engorda. Não incentiva o excesso de peso, se tomado com moderação sempre, como parte de uma dieta que equilibra a ingestão energética e o gasto energético do corpo. (Publicado em  por CocarCafeGourmet)

Um comentário:

SÃO PAULO! CIDADE LIMPA? disse...

Olá Rosane,
Boa tarde!

Obrigado pela postagem do meu artigo em seu blog.
Um abraço,
Cocar café

Postar um comentário