sexta-feira, 24 de julho de 2009

Seu relacionamento é do tipo tênis ou frescobol ?

Rubem Alves nos presenteou com a poesia “Tênis e Frescobol”, passagem onde ele apresenta as diferenças entre os relacionamentos competitivos e cooperativos. Gostaria de dividir com vocês este lindo texto, tão útil quando falamos em relacionamento a dois:

" Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os relacionamento são de dois tipos: há os do tipo tênis e há os do tipo frescobol.
O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro. O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha."Certamente você identificou seu relacionamento entre uma destas modalidades esportivas. Os relacionamentos tipo frescobol, cooperativos, são especiais, pois visam um crescimento mútuo. Já nos relacionamentos tipo tênis, os objetivos são de competição e não cooperação. Mal sabe o casal que não existe um que ganha ou um que perde: os dois saem perdendo por construírem um relacionamento com esta base.
A boa notícia é que é possível sim mudar do tênis para o frescobol. O primeiro passo é ambos quererem construir uma nova relação. Talvez não seja, a princípio, tão fácil quanto pegar raquetes e manter a bolinha no ar, mas certamente o esforço será válido.
O segredo é não deixar de treinar, e o treino deve ser sempre em dupla! Praticar um pouco por dia pode ser a grande receita para um relacionamento mais feliz!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário