terça-feira, 13 de março de 2012

A ARTE DE SELECIONAR

 A arte resulta da sensibilidade, percepção e intuição do artista. Penso no selecionador como um artista, ou ainda um ourives que precisa reconhecer valores, ver além do que se apresenta aos olhos. Ser selecionador requer mais do que técnicas para avaliar o verdadeiro valor do candidato que está a sua frente, muita além disso, o selecionador precisa identificar o "brilho nos olhos" do candidato. Muito se fala hoje em seleção por competências, mas a grande pergunta é: estamos preparados para garimpar talentos?
O cenário atual do mundo corporativo, demanda por profissionais mais completos e capacitados, não apenas tecnicamente mais principalmente comportamentalmente. A emergência em ter seu capital humano alinhado à necessidade do mercado, é o que permeia o cotidiano das organizações. Profissionais com competências comportamentais como visão crítica, estratégica, criatividade, capacidade de administrar conflitos e que tragam soluções rápidas, passou a ser prioridade.
É sabido que as competências técnicas, podem ser mensuradas com muita tranquilidade através de testes e entrevistas técnicas. Mas quando nos voltamos ao campo das competências comportamentais a exigência é bem maior, pois, apesar de termos a disposição testes comportamentais, jogos e dinâmicas de seleção que nos indicam traços do candidato, ainda assim precisamos de uma percepção fina e desenvolvida para optar pelas ferramentas mais adequadas ao perfil da vaga. Muito mais que selecionar candidatos, precisamos garimpar talentos, perceber o que está por trás, nas entrelinhas de atitudes, gestos, palavras ou silêncios.
Se ainda nas empresas a contratação de colaboradores por capacidade técnica e a demissão pela falta de competências comportamentais, é uma realidade, temos que desenvolver cada vez mais, enquanto selecionadores a arte de ver além, investindo nossas energias com foco no aprimoramento da nossa capacidade de percepção e ampliação de nosso fluxo intuitivo, só assim seremos mais assertivos e contrataremos colaboradores com os perfis adequados a empresa.
Recebemos centenas de currículos na divulgação de uma vaga, não faltam profissionais com qualificação técnica no mercado, com exceção de alguns segmentos, claro! Somos bombardeados diariamente com ofertas de cursos gratuitos, cursos profissionalizantes, graduação e pós graduações. Também com o advento do ensino a distância, tornou-se cada vez mais próxima a realidade de se ter um diploma de graduação ou especialização. Acredito que o grande desafio da área de Recrutamento e Seleção, reside na busca por profissionais que apresentem o equilíbrio entre a técnica e o comportamental, entre a lógica e a intuição, essa é a "arte" que pode ser determinante entre selecionar um excelente profissional ou trazer um problema para dentro da empresa. Sim, um problema! Basta analisarmos o ônus que acarreta para empresa, uma contratação mal feita, prejuízos que vão desde o valor investido com o próprio processo seletivo, até os custos com rescisões, reprocessos e treinamentos para capacitação.
A proposta do Treinamento Percepção como Arte de recrutar e selecionar é alertar aos profissionais da área, a importância de um processo seletivo bem estruturado e acima de tudo o desenvolvimento de competências importantes do próprio selecionador, como: Percepção, Empatia, Visão Holística de Processos, entre outras.
Rosane Uchikawa
Psicóloga Organizacional
Consultora Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário