terça-feira, 13 de março de 2012



O que é o medo, senão o produto de nossas próprias angustias? Ao mesmo tempo que nos protege,  nos resguardando dos perigos, também nos aliena, nos paraliza... Saber o que desejamos e o que tememos nos torna mais livres pois, na maioria das vezes, são estes “ilustres desconhecidos” que  silenciosamente estão no comando de nossas vidas.  

Gostei bastante deste texto, compartilho...

“É bom lembrar que o homem evolui através do desejo e do medo. Não há medo sem um desejo escondido e não há desejo que não traga consigo um medo. O desejo e o medo estão ligados. Temos medo do que desejamos e desejamos o que nos faz medo.
Na evolução de um ser humano, o medo não superado, o desejo bloqueado, vão gerar patologias. O medo superado, o desejo não bloqueado vão permitir a evolução. É o que Freud chama o jogo de Eros e Tanatos, do amor e da morte, o impulso de vida e o impulso de morte. Poderíamos dizer, em outra linguagem, que há em nós um desejo de plenitude, de Pleroma e o medo da destruição. E nossa vida evolui assim, através do nosso desejo de plenitude e o nosso medo de destruição.”  (Jean-Yves Leloup)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário